Terminou a Casa? Vai com calma!!

Boa noite amores!! (quem fala assim é a blogueira Camila Coelho…#soufãdela…kkkk). E acho bem caloroso, concordam?!!

Agora aqui o negócio já é meio: boa noite senhoras e senhores, cambada, bando de gente..kkkk..é brincadeira! Vocês são mesmo uns amores para mim!

Eu prometi um post sobre as cortinas, já estou preparando ele, mas acontece que também estou tentando confeccionar meu próprio pingente/abraçadeira para as cortinas daqui de casa, e quero postar tudo junto. Beleza?! 😉

Hoje só vim aqui dar um “breve” (ri alto quando escrevi a palavra “breve” eu nunca consigo escrever pouco) conselho para quem está terminado de construir, porque eu já vi que têm amigos que já estão terminando as suas casinhas…uhuuuuu!! Etapa gostosa heim!! 

Muita vezes quando já estamos na fase de acabamento, a grana tá curta, a paciência nem se fala, e a vontade de entrar na casa logo é inexplicável. A ansiedade vai a mil, e é nessas horas que mora o grande perigo: o famoso “5 minutos de bobeira”.

d7b9569f282d74b8601f3d6bd1a80fc5
não autoral (via Google imagens). 

Seja pelo mix de pressão+pressa para escolher a cor da tinta, para escolher aquele revestimento, e assim por diante. E não para só por ai. E aquela ansiedade que temos de ver tudo pronto 100% ? E ainda tem a parte de dentro: toda  a decoração,a mobília, a iluminação, e aquele sonho de ter um lustre de cristal (pra ficar tudo harmonioso e brilhando mais que festa de Réveillon).

Isso não é porque queremos aparecer, ou porque nós somos egocêntricos! Mas sim, porque é um sonho, é a vontade de ter algo acolhedor e bonito pra mostrar para a família, para os amigos. E queremos que eles se orgulham de nós, que vejam o que conquistamos. Não pelo exibicionismo, mas para o próprio contentamento, pela sensação de ter feito a coisa certa, do dever cumprido.

Mas gente! Pisa no freio agora! E para de ficar se frustando por não conseguir realizar todos os objetivos no seu tempo!

Cada coisa virá no seu devido tempo! Não tenha pressa e não se aflige por não poder comprar toda a mobília de uma só vez. Na verdade, nem faça isso, mesmo que tiver condições financeiras.

A verdade é que quando você se muda para a sua casa, apenas com o tempo, você vai vendo o que se encaixa/combina melhor em cada ambiente, seja um: móvel, um lustre/pendente, tapete, sofá, poltrona, cortina de tecido, e etc. As vezes você precisa ir testando o que já tem, e ir vendo o que com combina com aquilo. 
  • Pensa bem! Muitas vezes, você acha que cabe algo ali naquele cômodo, que combina, e depois vai ver que não!

IMG_4350.JPG

Antes de comprar, leva pra casa e faça testes, pega na condicional (aqui onde eu moro, se formos cadastrados na loja, podemos levar até um sofá para casa e testar antes), isso é possível, se não for comprar pela internet. Na verdade, antes de comprar pela internet,  descubra as medidas do móvel que vai comprar, daí pega um fita métrica e meça no cômodo se vai caber |na verdade, faça isso: cria uma “linha” usando barbante, ou algo similar, delimitando o espaço que será ocupado pelo móvel e veja se o espaço de circulação ficará confortável, e se ele vai caber ali também|. Se for um objeto de decoração, tire uma foto, e tenta imaginar o objeto naquele lugar. 
  • Se quiser ir mais adiante, faça um mural de inspiração antes, e veja se as cores dos móveis, objetos e a cor das paredes de sua casa, combinarão entre si! 

Processed with Rookie Cam

E outra coisa que você pode fazer, crie uma lista de desejos/compras, assim, você terá uma visão geral das coisas que vai precisar comprar. E você ainda pode grifar aquilo que tem mais urgência na sua lista. Se quiser se programar e ainda poupar uma grana, faça uma pesquisa de preços, e os coloque na lista. E depois no final, some tudo e veja o que dá pra você fazer em relação aos itens. De cara, você já vai riscar alguns, ou colocar-los na coluna de não prioritários…
  •  E dar mais margem para aqueles que realmente farão falta na sua casa. E isso também serve para a vida. Seja até mesmo para uma viagem, troca de carro, curso de idioma, comprar roupa, sapato, acessórios, produtinhos de beleza, colocar o filha na natação, fazer academia. Enfim, é ótimo!

IMG_4345.JPG

Há algumas semanas, eu estava quase ficando lelé da cuca. Antes da casa ficar pronta, uma pessoa fez um comentário aqui dentro de casa, falou algo do tipo, “já vi gente construir cada mansão e depois a casa ficar vazia por dentro, do que adianta?”. E daí, eu, pinéu do jeito que sou, fiquei com aquilo na minha cabeça!! E não parava de pensar nas coisas que ainda não teríamos na casa, e no tempo que levaria para compra-las. E eu fazia tudo sem planejamento, ao invés de planejar comprar algumas coisa que eu tanto queria, acabava comprando outra que não era prioridade, só porque achava que estava numa promoção, ou porque era conveniente naquele momento. 

Então eu mesma me questionei: Mas o que é que eu estou fazendo?? Como cheguei a esse ponto? Cadê o botão de voltar? Eu não estou raciocinando direito!! Porque me preocupar tanto com a falta da mesa de jantar, com as banquetas da cozinha,  a despensa e a lavanderia sem móveis, e mais isso e aquilo???!! AFF!!!! Existem coisas bem mais importantes! Como a paz de espírito!
  • Eu se querem saber, eu não desisti de ter essas coisas, ainda quero a minha mesa de jantar com as cadeiras, as banquetas nem vou comentar (uso aquelas de churrasco), e cá entre nós? Quando eu vou tirar foto para o blog ou Instagram, eu as escondo..kkkk…mas isso nem vem ao caso, o que me importo mesmo, é com a infiltração da casa (algo muito pior). Eu sei que no tempo certo, Deus vai nos dar tudo! E não adianta ficar se enforcando só pra ter tudo bonito e combinando, e ficar noites sem dormir, com a consciência pesada!

IMG_4343.JPG

Eu e você, temos uma vida pra viver, depois que a casa está pronta, temos que pensar em outras realizações na vida. E não podemos perde-las dando tanta importância aos meros detalhes! A vida é linda, e é pra ser vivida! Temos que pensar assim: se já temos a nossa casa, o resto é bônus amigos! 

E posso contar um segredo? Quando eu fiz esse desapego mental, uma bagagem enorme caiu dos meus ombros! Me senti leve e feliz!

E agora, parei com aquela ansiedade de querer tudo pra agora, ou ficar me frustando por que não tenho, vou planejar (já comecei a fazer as minhas listas de desejo e de compras, perceberam nas fotos?? rsrsrs), vou fazer com calma, e tentar economizar ao máximo, e também procurar fazer uns DIY pra essa casa, porque não posso ficar gastando não! – Já deu casa! Só que eu ainda preciso do móvel do escritório, esse eu acho melhor ser sob medida, porque precisamos aproveitar cada centímetro de espaço. (Mas até isso pode mudar, nunca se sabe! $$$).

Então amigas e amigos, vamos tirar esse peso da consciência? Nada de ficar tristinha (o), porque não pode comprar algo agora, pense positivo: se não deu, é porque tem algo melhor esperando! 

Faça tudo com calma, com paciência, e o resultado vai ser incrível! 

Gente, por favor, não vão me deixar achando que sou a única ET na face da terra que tinha essa neurose, de querer a casa toda lindinha!! Comente ai amiguinha (o) rsrs..até se tiver alguma dica, ajuda, conte tudo pra nós! Precisamos superar isso juntos!! lol

Beijus e até o próximo Post. 😉

P.S: Talvez você não dê importância para este conselho agora, talvez até pense, “mas ela tá é doida! Eu acabei de construir, é claro que eu vou primeiro querer ver a casa toda decorada??” Só que eu acredito que lá na frente, talvez você concorde comigo! 🙂

20 comentários em “Terminou a Casa? Vai com calma!!

  1. Oi Pri
    Estou de pleno acordo com você , depois que a obra acaba , eu acho que merecemos um descanso mental e financeiro sim!
    Por mim , iria viajar e depois pensar no que precisamos comprar , mas marido não concordou :/
    Então , fizemos o seguinte : recebemos a última parcela do financiamento e como já não temos contas grandes da obra , colocamos a grana na poupança e fizemos uma lista de coisas que achamos ser urgentes comprar . Fizemos buscas dos preços de tudo para ver se a grana guardada , dá para comprar .
    A ideia é pechinchar e comprar à vista , pois assim ganhamos bons descontos e economizamos . Já
    Começamos comprando um sofá , que se tornou muito necessário , já que única coisa que temos para sentar são as banquetas da cozinha kkkk
    Agora estamos atrás de outros itens e olhando promoções dos mesmos .
    Quanto ao que comentaram com
    Você sobre casa grande sem nada dentro , eu não me importo com isso , tudo tem seu tempo e logo Deus nos ajudará a consegui-los , como conseguimos nossa casa própria .
    Bjs e parabéns pelo post
    Só uma pergunta , seu blog ficou um
    Tempo fora do ar e não entendi se você desistiu de vender a casa e
    Investir na ideia de
    Construir e vender ?

    Curtir

    1. Adorei o seu comentário Edna!! Obrigada por compartilhar as suas ideias comigo flor!
      Realmente, é bom viajar né…aiiii como eu amo! Mas agora a tendência é só melhorar não é!! Se Deus quiser!
      O bom de ter um dinheiro guardado é justamente isso, poder barganhar na hora de comprar, à vista, vocês farão render a metade do dinheiro de vocês, devido aos descontos que as lojas fornecem.
      Ah sim, na época eu tirei ele do ar, por problemas pessoais (meus pais anunciaram o divorcio) e mesmo eu sabendo que eles já não estavam bem ha algum tempo, eu fiquei no chão, hoje estou bem e já até aceito o divorcio deles, mas antes eu estava sem cabeça e um pouco deprimida, nem tinha vontade de postar nada no blog, então sai com uma desculpa que estava sem tempo, não queria contar pra ninguém na época, eu tinha esperança que eles voltariam! Mas não voltaram! Mas tá tudo bem! Hoje eu estou ótima, Graças a Deus!
      Quanto a venda da casa, ainda queremos vende-las, mas não agora, vamos primeiro usufruir dela, termina-la também (falta fazer uma garagem, mais um banheiro e talvez um quarto de visita, além de uma área gourmet). Daí depois pensamos em vende-la, usar o dinheiro dela pra quintar o nosso financiamento, e fazer uma outra casa (nosso sonho é um sobrado), mas tudo pode mudar, talvez até um dia vamos embora do estado, ou até do país. Só Deus sabe! Meu marido desistiu da ideia de construir pra vender, porque como o Brasil atravessa essa crise, seria muito arriscado investir no Mercado Imobiliário.
      Nossa falei demais Edna…coitada de você!!! rsrs ter que ler tudo isso.
      Volte mais vezes lindona!
      Um grande beijo

      Curtir

      1. Situação ruim com a família não tem mesmo como manter o astral , já passei por isso com meus país e sei o que passou .
        Graças a Deus , Ele nos dá força e sabedoria .
        Acho que vcs tomaram a decisão correta quanto aos planos de construir e vender . Clama , que logo nosso país volta a crescer e a prosperidade há de vir para todos , eu creio
        Bjs

        Curtir

        1. Oláá!!
          Pois é! É bem ruim mesmo!! Só o tempo pra curar!
          Mas vamos que vamos né!
          Sinto muito pelo os seus pais!
          Obrigada pelo comentário, também sinto a mesma coisa, a melhor decisão é esperar e procurar por algo que não dê prejuízo no futuro!
          Sim, amém!!
          Beijus

          Curtir

  2. Pri,

    É isso mesmo! Acho que quem constrói tem uma ansiedade enorme de ver as coisas prontas, não só da construção em si, mas a decoração também. E aí começam as escolhas por impulso, sem refletir muito.
    A questão financeira acaba ponto um certo freio nisso (para alguns, pelo menos). E pode ser chato, mas o melhor é fazer as coisas devagar, muitas vezes depois da mudança, para sentir bem a casa e o que ela mais precisa. A gente percebe coisas diferentes com a rotina do dia-a-dia. Além disso, o nosso gosto muda, e aquelas coisas que a gente comprou com muita antecedência podem não fazer mais sentido quando for a hora de usá-las!

    Curtir

  3. Oi Pri tudo bem?

    Ah ansiedade é meu nome do meio rsrsrsrs Desde que eu comecei a construir a minha casa eu já sabia que eu ia terminar a casa por completo, mas não poderia comprar todos os móveis e quando fui morar na minha casa fiz uma cozinha linda com ilha e minha sala/sala de jantar, meu quarto, meu deus rsrsrsrs trouxe o rack velho do apto, sofá velho, cama velha, fiz uma mesa quadrada de mdf pra sala de jantar linda e as cadeiras que eu usava nela era aquelas brancas de praia rsrsrs por um bom tempo aliás.
    As vezes por essa pressa de ver as coisas prontas agente acaba comprando coisas que não são tão boas ou confortáveis como deveriam ser, comprei aqui pra casa as cadeiras e banquetas bertóia, elas são lindas mas as banquetas não são confortáveis e já estão começando a enferrujar com um pouco mais de um ano de uso, dá vontade de chorar, tão pouco tempo de uso e as coisas já se estragando.
    Agora o pior são as coisas que tem que ser refeitas na casa, por exemplo aqui em casa na época que eu estava escolhendo os materiais pra casa tinha dois blogs que usaram um piso na rua que era liso e eu achei lindo, perguntei pra elas se não escorregava elas disseram que não e eu comprei, depois que eu vim morar aqui fiquei apavorada com o piso ele escorregava e muito, eu mesma caí duas vezes na rua, dia de chuva meu carro não conseguia entrar pra dentro de casa, ele derrapava tanto que as vezes o carro ficava até na rua, daí final do ano passado lá fui eu gastar quase 5000 reais pra trocar os pisos novamente, uma judiação os pisos eram novos e eu poderia usar esse dinheiro para outra coisa né, mas foi necessário.
    Depois lembra que eu te falei que eu to com problema de umidade nos rodapés da casa inteira, coloquei porcelanato na casa toda menos nos quartos, e agora vou ter que trocar os laminados por que a umidade deixa o rodapé cheirando a mofo, então vou ter que colocar porcelanato nos quartos também, mais um gasto desnecessário quero ver se faço isso até o final do ano.
    E fora isso rsrsrs quando me mudei os fundos estava no contra piso e aquilo me dava um nervoso daí comprei um piso da eliane que vou ter que trocar também porque molhado é um sabão então quando agente sai da piscina seguraaaaaa peão…….rsrsrs mas esse não pretendo trocar tão cedo porque vai sair muito caro.
    Moral da história nunca coloque piso cerâmico na rua, coloque sempre pedra que não vai ter problemas, aprendi da pior forma rsrsrs E o que me dá mais raiva é que eu pesquisei tanto e mesmo assim fiz tudo isso de cagada…
    E o pior de tudo é que ainda tenho coisas para comprar aqui pra casa, mas eu sei que não vai ser pra agora, pode demorar alguns anos ainda, então o negócio é exercitar a paciência e ser feliz com o que agente tem.
    E não dê ouvidos pras coisas ruins que algumas pessoas sem noção falam quando entram na tua casa, aqui em casa um dia entraram e disseram nossa ficou tão linda a casa é até demais pra vocês!!! Fiquei chocada… mas infelizmente o ser humano é assim , mas não perde o teu sono por isso não, não vale a pena!
    Pra variar já falei demais! bjão

    Curtir

    1. Oiii Tudo sim!! E com você?
      Vixiii…rsrsrs
      Sim, a pressa é a inimiga da perfeição!!! Isso já é comprovado!! E a gente ainda paga pra ver não é?!
      Nossa isso é chato, odeio coisas que são lindas mas sem durabilidade, por isso compensa esperar um pouco mais, pagar um pouco mais caro, mas durar sempre!!
      Nossa mais que barra, mas que raios de porcelanato era esse??? Existem uns que são específicos para áreas externas, só que esses são mais rústicos, têm textura.
      Nossa Adriana!!! Que coisa menina!! Maldita umidade viu!!! Serviço porco de pedreiro, e a gente tem que pagar por isso depois!!!
      Meu Deus..kkkkkk…eu ri, mas não tem graça!!! Mas tomem cuidado, tombos em beira de piscina pode ser perigoso. Qualquer coisa, compra daqueles deques (quadrados) que vem só pra montar, e faça uma passarela da piscina até a casa, assim, vocês evitam os tombos.
      Vou anotar….nada de porcelanato na calçada..haha…eu quero colocar pedra mesmo, ou algum revestimento de cimento.
      Obrigada..não darei! Fiquei chocada também, que ousadia desse povo em dizer isso pra vocês!!
      Inveja é um mal! Mas fiquem bem longe de pessoas assim!!
      Não vale mesmo!!!
      Obrigada pelo comentário Dri!
      Beijuss

      Curtir

      1. O porcelanato que eu tive que arrancar foi o concret dark da elizabeth http://ceramicaelizabeth.com.br/detalheproduto-concret-dark-625×625-499.html
        Vi nos blogs e foi amor a primeira vista rsrsrs me ferrei… e o pior é que tenho ele na área de serviço tb já quase caí nele algumas vezes mas lá não vou trocar agora, vai ficar para depois tb!
        Ui tu mora na bahia né? Quantos graus tá fazendo por ai? Agora está fazendo 3 graus por aqui, queria estar na bahia! rsrsrsrs bjão

        Curtir

        1. Hummm…ele é bonito mesmo!!! Pena que escorrega!
          Na Bahia? rsrsrs…Não, eu moro em Rondônia (fica antes do Mato Grosso), aqui não faz muito frio,mas essa semana está mais frio que o normal, tá bem fresquinho.
          Nossa 3 graus!! Que delícia…eu queria morar onde faz frio!! Porque calor demais, acaba os ânimos da gente!
          Beijus

          Curtir

  4. Oi Pri!
    Nossa que post! Resume o momento que estou vivendo!
    Já perdi as contas das noites mal dormidas, por conta da obra, pois são tantas preocupações, tantas decisões e indecisões rsss, que a ansiedade toma conta não tem jeito!
    Melhor… tem jeito sim! Em uma conversa com meu marido decidimos em comum acordo rsss , cortar alguns itens da lista (muitos )coisas que achávamos importantes, de primeira necessidade é que agora vejo que nem eram tão importantes assim!
    Esta é a vantagem de construir a Passos de tartaruga, como o processo é lento da
    tempo de mudar de idéia, e como vc bem
    disse, ver as prioridades.

    E sobre ficar triste por não conseguir algo no momento, eu sou um exemplo vivo da sua frase rssss
    Agora estou mais pé no chão, antes mais no começo da obra eu sempre ficava angustiada, triste mesmo! Por não conseguir comprar algo que eu sonhava pra casa
    Acho que amadureci com a construção, aprendi a pesquisar produtos a pechinchar, coisas que eu abominava
    fazer kkkkk
    Agora até fico me policiando pra não dar a impressão de ser mão de vaca kkkk
    Pri amei o post, mesmo viu! Vou levar suas dicas pra vida.
    Agora além de ser minha inspiração na decoração vc virou minha conselheira rsss
    Bjos flor, uma ótima semana!
    http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    Curtir

    1. Oiee linda!!
      Que bacana que te inspirou!!
      Fiz ele justamente pra alertar quem está ainda no processo de construção, e está na reta final, onde as despesas dobram, e junto vem a ansiedade pra entrar na casa já toda mobiliada e 100%!
      É a passos de tartaruga mesmo, que tudo vai se encaixando.
      Eu nem te conto!!! Eu ganhei a mesa do meu marido!! haha…tô mega feliz! Parece que quando a gente para de ansiar tanto pelas coisas, elas começam a vir até nós!!
      E você tem razão, quando fazemos a lista, cortamos muita coisa desnecessária.
      Mas cada coisa ao seu tempo. Primeiro terminar a casa, e depois decora-la com o tempo. Têm gente que leva até uns 3 anos pra deixar a casa do jeitinho que quer! Parece muito né! rsrs
      Que bom que você está superando essa fase, é bem difícil, tenho que confessar, mas o esforço vale a pena!
      Com certeza você aprende muita coisa mesmo com a construção!!
      kkkkkk que bom né.
      Nossa obrigada!! Pra vida!? Me belisca que não estou lendo isso! rsrs
      rsrsrs…Obrigada pela confiança flor!!
      Sou bem desmiolada, mas fico feliz em ter te ajudado de alguma forma!!
      Um beijãoo…ótima semana pra você também!!

      Curtir

  5. Oi Pri!!
    Estava totalmente afastada do mundo das “obras” e hoje resolvi voltar a escrever e principalmente visitar meus vizinhos! heheh
    Eu concordo com tudo isso que tu escreveu. A gente quer entrar na casa já tudo pronto, só com a malinha de roupas na mão. Mas sabemos que na “vida real” não é isso que acontece.
    E concordo mais ainda com o fato de que quando moramos já no lugar conseguimos realmente visualizar que tipo de móvel precisamos em cada espaço.
    No apto que moro atualmente, quando me mudei não tinha nada, nem sofá. Fiquei anos com um móvel horrivel na minha sala… mas quando mandei fazer algo novo eu já tinha real noção de como deveria substitui-lo, de como aproveitaria o espaço (limitado) da melhor forma possível.

    Beijão!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ola Pri!

    Realmente precisamos de um tempo,de paz interior,contruir é algo prazeroso mais ao menos tempo desgastante,né?

    Precisamos curtir um pouco a vida…Pois ela passa tao depressa e muitas vezes nao vemos o tempo passar por estar com a cabeÇa tao cheia de coisas…Com a bagagem cheia de sonhos deixamos de viver o presente pensando no futuro!

    Eu entendo o momento pelo qual passou,tem dias que também me pego assim!Nem terminei a construÇao e ja fico imaginando a casa toda decorada,dai cai a ficha Kelly volta pra realidade rsrs.

    Flor adorei suas dicas de lista de desejos,dica otima .
    Bora fazer minha listinha!

    Pri sei que ja falei um monte aff,mais esqueci de te dizer que troquei o nome do blog e tem muita gente que nao recebe mais minhas atualizaÇoes por estar seguindo o antigo nome!
    Vai la me seguir.Bjinhos

    http://casadreams.blogspot.com.br/

    Curtir

    1. Oi querida!!
      Concordo com você, a vida passa bem rápido!
      Ah sim, eu vou ver isso então, vai ver até aqui no hall de links, deve estar o blog antigo.
      Vou lá te visitar depois!!
      Beijão flor!

      Curtir

  7. Tenho  senha  do programa  da  Electrolux  quem indica amigo é  um site  onde  vc pode comprar produtos da electrolux  com preços  direto da fábrica  através de uma senha  vc tem acesso ao site e lá  poderá  escolher o produto  entre no site
    http://quemindica.electrolux.com.br
    Digite a senha:  20402430 essa senha  foi encontrada  na Internet  É serve para  quantas compras  desejar então  aproveite😙

    Curtir

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s