Review Cooktop Square Touch

Olá gente, ando um pouco ausente, pois minha vida está um pouco corrida, enquanto eu não acho uma diarista para cuidar da nossa casa e das roupas, eu mesma estou me virando, e agora decidi fazer almoço em casa também, pois não aguento comer comida de restaurante. Eu estava esperando arrumar a torneira (o que ainda não aconteceu!!) pra começar a cozinhar em casa, mas acontece que o tal mini pressurizador ainda não chegou, e eu decidi começar mesmo assim!! 

Prefiro mil vezes comida feita em casa, não sou uma cozinheira de primeira,mas eu sei exatamente o que estou colando na minha comida, eu sou alérgica a alguns alimentos e temperos, e direto eu e o meu marido estávamos passando mal do estômago! 

Olha as pequenas delícias que fiz no fim de semana passado!! 😛 Meu marido ama macarrão. Numa sexta fiz fettuccine ao molho vermelho com tomate cereja (antes grelhadas com cebola e alho), e grelhei aspargos com alho. E no domingo “recriei” uma receita de um hambúrguer (caseiro mesmo, feito com carne moída), acompanhado de cebolas caramelizadas e guacamole. 

Pois bem, hoje eu quero fazer uma análise do Cooktop modelo {Square Touch 4EI 60 da Tramontina}. Esse cookopt é bem simples de usar, ele não tem muitos segredos!!

20160309_010306

Vamos as análises:

CONTRAS

  • Custo x beneficio: não é barato (custa em média de R$ 2.600 até uns R$3.200 deste modelo)pois existem outros modelos mais caros.
  • Não aceita todo os tipos de panelas, sendo: (alumínio, cerâmica ou vidro). Aceita apenas: aço inox, fundo triplo e ferro fundido. Leia esse artigo AQUI para entender melhor. Para ter certeza, coloque uma imã no fundo da panela, se grudar, o cooktop por indução vai aceitar!!
  • Não aceita a famosa panela de pressão da Tramontina ou qualquer outra panela de pressão que seja de alumínio (eu perdi a minha!), neste caso, tive que encomendar uma panela de pressão (elétrica). 
  • Vai elevar um pouco o consumo de energia, mas nada assustador!!! 
  • As panelas específicas são caras!!! As panelas de fundo triplo, aço inox e ferro fundido, custam em média de duzentos reais para cima, pelos menos, na minha pesquisa! Eu perdi uma frigideira anti aderente (mesmo sendo da Tramontina) só por ser de alumínio!! 😦  Eu vou precisar comprar uma de fundo triplo (e já pesquisei é cara!). AFF!!

 

PROS

  • Segurança: ele não necessita de botija de gás (que eu tenho um certo pavor!!), não vai ter risco de ter vazamento de gás na sua casa, sua criança dificilmente vai mexer nas bocas (porque não tem mesmo) e quebra-las, não vai queimar as mãozinhas (porque ela só esquenta na parte circular) e mesmo assim, tirando a panela, ela já começa a esfriar rapidamente!! Como a parte fora do circulo não esquenta, então o risco de queimaduras é quase ZERO. 
  • Graus celsos x facilidade para seguir receitas: Ele funciona de 1 a 09 potência, e cada potência se refere à um grau Celsos (está explicando no manual de instruções que acompanha o produto), em outras palavras, você poderá fazer suas receitas, sabendo que vai estar esquentando/cozinhando no Cº específico, e não ficar mudando a potência de lá pra cá, sem saber em que grau vai estar. 
  • As alças das panelas (até mesmo a de ferro fundido) não esquentam, nem mesmo as alças das panelas da Tramontina de aço em inox, ou seja, você também não vai ficar se queimando à toa!! Eu viviaa me queimando, esquecia e segurava na alça da panela!!
  • Ele esquenta rápido: por não desperdiçar/espalhar calor, o calor fica “concentrado no fundo da panela”, um Cooktop por indução vai esquentar bem mais rápido do que um cooktop ou fogão que sai “fogo” pelas chamas.
  • Facilidade para limpar: Nem preciso dizer o quanto é fácil para limpar, apenas um multiuso (que não seja corrosivo), detergente neutro, ou mesmo um limpa vidro (se não estiver engordurado) e uma pano ou uma buchinha do lado macio, já basta!!!
  • Leite (se derramar) não GRUDA!!! Isso mesmo, por não ter uma chama, se o leite derramar, não vai virar aquele grude todo, precisando ficar esfregando com palha de aço!! Eu odiava isso!! Mas sugiro que você limpe assim que derramar, espere esfriar e já limpa, não espere que o leite derramado esfrie e acaba complicando um pouco a limpeza!! 
  • Não precisa se preocupar com vento batendo “na chama” porque não tem (isso também serve para os cooktops elétricos), não vai apagar a “chama”, isso é uma maravilha!!! 
  • Ele desliga sozinho (depois de um tempo sem uso), se você por acaso ligar, mas não colocar uma panela em cima, ele vai desligar sozinho!! 
  • Ele tem a função TIMER para você programar para “bipar” quando algum alimento estiver no ponto (você escolhe entre 01 a 99 minutos). Mas o Timer não desliga a chama (apenas bipa por 30 segundos), e também só pode ser programada “uma chama” por vez!! 
  • Designer minimalista e bonito!!! O cook é lindo, e quase “some” em cima da pedra!!! 

Consumo de energia: O valor da conta de energia não aumentou tanto assim, como muitos podem pensar por aí!! Nós usamos 03 ar condicionados, uma máquina lava e seca (que tem função água quente, e eu uso essa função!), ferro à vapor, a TV e o PC, o forno elétrico, a coifa, a cafeteira, outros eletros (como liquidificador e batedeira) , refrigerador de água (que usa muito!), e a geladeira, não lembro de mais nada! Nós gastávamos na outra casa (que era relativamente menor, com menos iluminação que temos nesta casa, com bem menos eletrodomésticos, cerca de 300 a 400 kwh. Agora estamos gastando em média 500kwh. Não subiu tanto não é?! Mas somos apenas um casal, sem filhos, nossa família não mora aqui, e recebemos bem pouco em casa!! 

Considerações finais: eu só não gostei de perder algumas panelas, e de ter que ficar usando apenas panelas especificas, mas tirando isso, não tenho que reclamar!!

Gente desculpem a qualidade do vídeo, ficou escuro (gravei do celular e a luz não estava favorecendo, está chovendo muito por aqui). Eu baixei um editor de vídeo, o Movavi Video Suite 15, e ainda estou aprendendo a usa-lo!! Só postei esse vídeo mesmo, porque eu já tinha feito outras sete tentativas (e eles ficavam com 18 min..finalmente consegui fazer esse bem curtinho e explicar quase tudo). 

Eu ia postar uma imagem da casa, mas acho que com o vídeo, o post vai ficar muito carregado, e depois ficará difícil para vocês visualizarem aí. Depois faço um post mostrando a casa por fora, e o pergolado dos fundos (que infelizmente ainda não está pronto). 

Até mais pessoas queridas, beijos!!