Construção – O que aprendi Parte II

Oiee gente..beleza?!! 

Hoje farei mais um post falando sobre o que eu o o meu marido aprendemos durante a construção, só que alguns itens da lista são focando para a parte  pós obra {aquela parte em que compramos coisas para morar na casa, depois de pronta!!}, como móveis, mobília, eletrodomésticos, decoração e afins!! Mas isso é baseado em nossa experiência, ok?! Não é uma regra, e eu não estou dando dicas de expert para vocês, beleza? Para isso, eu sugiro sempre, que recorram à um profissional!! 

Update: A blogueira doida aqui, esqueceu de mencionar que esse post é continuação desse AQUI!! E também tem outro post similar AQUI. 

1. MÓVEIS PLANEJADOS

Sim eles são caros, e isso não é apenas fofoca..rsrs. Têm como conseguir por um preço melhor? Têm sim, procure pelo menos uns 3 marceneiros de sua confiança, faça os orçamentos e compare custo&benefício , e também procure ver o trabalho de cada um antes de fechar negócio.

Optando pelo marceneiro, o preço cai até uns 30% se não mais, se comparado com uma Loja Especializada de Móveis Planejados. Pois essas marcas conhecidas, já cobram pelo nome, e nem todas fazem um trabalho perfeito!

Tempo de entrega?! É demorado, você não vai encomendar os móveis achando que vai ficar tudo pronto em menos de 30 dias. Mas eu sei dizer que quando os móveis são em MDF ou acabamento Laminado, eles fabricam mais rápido, em comparação com os móveis Laqueados (madeira). Neste caso, o tempo de entrega dobra!! 

No nosso caso,  todas as portas da cozinha e do closet foram Laqueadas, exceto, as caixarias que foram todas em MDF , para cada mão de tinta, precisa esperar cerca de um dia para secar, e geralmente eles usam 3 mãos de tinta para cobrir bem e dar um acabamento perfeito. 

Existe o laqueado com acabamento acetinado {nossos móveis são nesse acabamento} e têm o laqueado brilhoso, que parece um vidro. Os móveis com acabamentos laqueados também possuem um custo mais alto em relação aos outros (MDF e Laminado). Pois exige uma certa mão de obra, e as tintas não são baratas. 

  • Ultima dica, faça um bom planejamento, leve imagens ou faça uma lista de coisas que vocês mais usam em seus atuais closet/cozinha/banheiro e os mostre para quem vai projeta-los! Assim,essa pessoa vai ter algo em mãos para desenhar os seus móveis, assegurando-se que vai atender as suas exigências. Afinal, cada casal, cada família tem um estilo de vida diferentes. Uns precisam de mais cabideiros, outros de mais gavetas, outros só nichos já basta. Um só usam roupa social, outros usam muita roupa de academia, e por assim vai. Consistindo nisso, o desenhista/arquiteto projetará o seu closet; e na cozinha funciona do mesmo jeito, vocês tem mais louças, taças de cristais, mais panelas, mais eletros, e no banheiro idem. É partindo de suas necessidades que serão projetados os seus móveis!! 
  • Os móveis são algo que custam muito caro fazer de qualquer jeito (e correr o risco de não atender as suas necessidades), o que causará um certo impacto negativo no dia a dia da vida de vocês!!  

Se quiser rever alguns posts que mostro os móveis, é só entrar nesses links AQUI, AQUI, AQUI e AQUI

2. ILUMINAÇÃO

 Só pra ressaltar, não estou dando dicas de PRO viu!!? São totalmente amadoras. Essa parte de projetar a iluminação da casa, foi algo que realmente me tirou o sono!! Sabem por quê?? Eu já havia morado em casas, apto de aluguéis por sete anos, e em nenhum desses lugares tinha uma iluminação decente, alguns faziam-me sentir dentro de um escritório, de um consultório, com tanta luz clara!! E eu não sabia absolutamente quase nada sobre termos técnicos, mal sabia explicar a diferença entre uma led e uma lâmpada comum, cá entre nós, ainda não sei…kkkk ..e quem dirá projetar a quantidade exata de spots e painéis de led, e a distância entre eles. A única coisa que eu entendia um pouco, eram de lustres e pendentes. E também eu já sabia onde eu ia querer cada um deles. Mas ainda assim, eu tinha dúvidas!! Onde colocar exatamente, o ponto e a medida exata?!!

Por isso contratamos a Arquiteta Andressa Zampoli da @urban_arquitetura para fazer o Projeto Luminotécnico para nós!!! Contratar um profissional poupa você de ficar quebrando a cabeça, e até de desperdícios! Pois ele vai analisar quantos spots vai precisar, quantos painéis de led. E por aí vai!! É claro, que a gente opina,fala se quer acrescentar mais, ou diminuir, fala onde quer os spots, onde quer os lustres, ela pergunta se quer usar painel de led, ou plafon de cristal! Isso te ajuda muito. A Andressa também me explicou que não se deve colocar luz fria em lustres de cristais, pois é a luz quente que trás aquele efeito, ela que faz os cristais refletirem! Não sei explicar de forma técnica gente!! E eu descobri que isso vale para as arandelas com frisos também, pois a luz quente atravessa os frisos criando um efeito legal, já a luz fria não! Tenho como prova, as arandelas do lado externo do meu muro, comprei elas frias, e elas não criam um efeito! :/ 

Ter um projeto Luminotécnico em mãos feito por um Profissional me passou segurança, e com o projeto foi facílimo para eu e o meu marido realizarmos as compras!! Vocês sabem que eu comprei mais de 70% da iluminação da casa na Mercado Livre, e eu sabia exatamente a quantidade de spots que ia precisar e dos painéis de led. Compramos tudo na quantidade exata, apenas deixando sobrar uns 3 itens de cada. 

  • Agora entra a parte do erro, como eu comprei na ML eu não pude ver as lâmpadas ligadas, e não sabia analisar a tonalidade da luz (só pela tela do PC), quando chegaram os nossos spots, eu percebi que 20 deles, as luzes não eram brancas, estavam mais para azul!! Tivemos que trocar!! Mas isso foi culpa minha, eu devia ter me informado, pesquisado antes de realizar a compra!!!  O problema da iluminação de LED é que você precisa se atentar para a quantidade de K que a lâmpada led tem, além de saber se vai querer ela fria (branca) ou quente (amarela). Eu apanhei muito tentando entender como a quantidade de Kelvin interfere na tonalidade da luz! Mas isso é um gosto totalmente pessoal,  ou seja, é você quem decide se quer luz branca, neutra, amarela, alaranjada, azulada na sua casa!!! E nesses artigos aqui, aquiaqui , aqui, aqui tem boas explicações que vão te ajudar muito!! E inclusive neste artigo aqui, existe uma calculadora online para você calcular quantos spots vai precisar em cada ambiente de sua casa. 

Quanto as valores de iluminação, isso é bem relativo, e vai depender muito do modelo, acabamento, da quantidade que vocês vão querer!! Só que eu também fiz posts mostrando as minhas compras AQUI e AQUI

  • Uma coisa que eu já estava até esquecendo de falar, e que para mim foi algo que deu um certo arrependimento. Compras lustres e pendentes  (exceto as arandelas) antes mesmo de começar a morar na casa, gente, é minha opinião, mas eu acho que não valeu a pena!! Sabe por quê? Algumas coisas nós só devemos comprar depois que já estamos morando na casa, vivendo é que se aprende. Quer exemplos? Hoje eu já acho que dois pendentes na bancada da cozinha não eram necessário (porque o living: sala de estar, jantar e cozinha) são todos integrados, e eu vou querer um lustre em cima da mesa de jantar (que é praticamente encostada na ilha da cozinha). E também vou querer um planon de cristal na sala, e daí que já tem o pendente de cascata lá!! 

Outra coisa, você só define o estilo da sua casa, depois que começa a entrar a mobília, os quadros. Para mim, os lustres são complementos disso!! Eles também são itens decorativos e devem conversar com o estilo de decoração da sua casa. O lustre em formato cascata na janela de quina, por exemplo, eu acho ele lindo, mas não acho que combine com a decoração da casa que é mais clássica, e nem com o meu estilo (comprei esse modelo porque o meu marido queria). Homens! rsrs

  • E hoje a Tânia me perguntou o que eu achei dos lustres que comprei da LT Designer, eu super indico, são de ótima qualidade, os cristais formam aqueles arco iris quando bate a luz quente neles, ou a luz do sol. Então são autênticos!! 

 

3. LAJE OU TELHADO EMBUTIDO? 

Vocês sabem que a nossa casa é telhado (comum) embutido, sem laje! E hoje como um rapaz, o Rodrigo veio aqui perguntar, me fez lembrar de colocar esse item na lista, que talvez pode ajudar vocês que vão inciar a obra de vocês, a decidirem o que é melhor. 

  • E eu só tenho a dizer uma coisa!! Mil vezes laje!! Ou telha de barro!! Telhado embutido é uma b*sta!!!! Dá muita infiltração, a calha vive dando problemas, precisa ficar passando silicone nas emendas da calha, precisa sempre tá olhando se uma telha não despregou, se não quebrou…AFF!! 

Estamos morando na casa desde o dia 24.12.2015 e até hoje temos problemas com goteiras, agora reduziu bastante, mas vire e mexe aponta uma por aqui!! 

Outro problema da telha comum embutida é o calor, sua casa vai ser bem quente!! O negócio é que só a manta térmica não ajuda a deixar a casa fresquinha, uma laje segura muito mais o calor que a manta térmica, o forro da nossa casa é uma sauna, já vi gente subir aqui e reclamar sobre isso!! 

Mas têm como contornar essa situação, colocando aquelas telhas térmicas, ou isotérmicas (que não devem ser baratas), também chamadas de telhas sanduíches, termoacusticas!! Eu fiz pesquisa sobre essas telhas,e os benefícios são muitos. Se quiser saber mais, leia esses artigos AQUI, AQUIAQUI

Outra dica, é fazer o pé direito interno o mais alto possível!! Quando eu fiz Arquitetura e Urbanismo, por seis meses (abafa..kkk), foram poucos meses, mas aprendi umas coisas legais sobre como manter a casa mais fresquinha, e as dicas são:

  • O ar quente ele sobe, enquanto o ar frio  desce (desculpe a explicação amadora). Segundo as explicações por aí, as moléculas frias são mais pesadas que as moléculas quentes, então elas tendem a descer, enquanto o calor sendo mais leve, tendem a subir!! Você pode reparar, que muitas vezes o ar no alto está quente, enquanto o piso esta frio, já reparou? Eis a dica: quanto mais alto for o pé direito da sua casa, mais longe do contato humano ficará o calor, pois o ar quente estará “lá em cima”  e tornará o ambiente mais “fresco”. 
  • Outra dica é fazer uma espécie de claraboia, ou até mesmo pequenas janelas basculantes lá no alto (próximo do forro) que serve para liberar o ar quente, nós não fizemos isso em casa, esquecemos desse detalhe!! 😦 
  • E a ultima dica é não use janelas com vidro fumê!! A professora disse que o vidro fumê absorve calor!! Vocês já reparam como os carros ficam depois de passar um tempo no sol? Eles viram uma sauna!! Se você colocar uma janela de vidro incolor, ou o vidro verde (que impede de passar muita radiação solar) ou outro que não seja fumê, o sol vai passar, mas não vai deixar o ambiente tão abafado!! Todas as janelas da nossa casa eu fiz questão de ser vidro incolor, eu não quis o verde por gosto pessoal!

Quer saber mais, como manter sua casa fresquinha? Leia esses artigos AQUI e AQUI

Vou parar por aqui, apenas com três itens, mas que serviriam para uns dez..rsrs..eu quis ser mais detalhista dessa vez, e espero que de alguma forma eu tenha ajudado vocês!! 

E se você tiver dicas legais, compartilha aqui nos comentários, sua dica pode ser de muita ajuda para mim e para os outros que vem aqui visitar o blog!! 

Beijo e abraços!! Até a próxima se Deus quiser!!

🙂

32 comentários em “Construção – O que aprendi Parte II

  1. Oiii pri tudo bem ? Sou APAIXONADA na sua casa ..ela é linda demais …principalmente sua cozinha .vc poderia me dizer quanto pagou na sua cozinha e no seu closet ..sei que varia de lugar mais é só pra eu ter uma base de valores nesse estilo se não puder passar por aqui ..me passe por e-mail moniqueramos544@yahoo.com.br …beijokas adoroo vc sem nem te conhecer pessoalmente 😚😚

    Curtir

  2. Pri, mais um post classificado como utilidade pública. rsrs.
    Acabei de fazer o pedido dos vidros para a minha casa. Infelizmente, eu não sabia que o vidro fumê absorve calor e acabei pedindo as janelas dos quartos e o vidrão da fachada fumê. E a fachada vai pegar todo o sol da tarde…
    Continue dando dicas, pois são sempre muito valiosas. Abraço.

    Curtir

    1. Oii querida!!!
      Ah que peninha não ter soltado este post antes.. 😦
      Mas faz alguma saída (no alto) para ar quente, de repente resolve o problema.
      Onde eu moro é muito quente, de repente onde você mora não é tão quente assim!
      Obrigada pelo incentivo!!
      Beijão flor!!

      Curtir

  3. Probemas no comentario anterior rs **

    Olha minha resposta aí em forma de POST hehe, muito obrigado pela informação, morei quando criança e até um tempo atras nesse tipo de casa, porem o telhado não era embutido, sem platibandas, não tendo necessidade de calhas, com telhas de barro e goteiras e problemas como citados eram quase 0, mas como meu projeto é telhado embutido aí é como você citou, goteiras e atenção total nas calhas, pra economizar lugares como garagem, area de lazer não vou colocar laje e pensar em uma forma melhor do caimento do telhado pra evitar problemas, as dicas sobre calor aí foram muito boas pra quem cair aqui nesse POST, meu pé direito da area social pelo menos já foi pensado nisso, bem alto e com “janelas de escape” lá encima. Parabéns pela paciencia e dicas do Blog, Obg

    Curtir

  4. Pri!
    Dicas maravilhosas!
    Eu sou ansiosa e acredito que iria comprar todos os lustres antes mesmo de me mudar! Mas agora com essa tua dica com certeza irei esperar ter pelo menos os móveis projetados para pensar nisso! E é bem verdade que só quando moramos no lugar é que conseguimos mapear as reais necessidades.
    As vezes vocês acha que vai precisar um monte de móveis e armários, e qdo está morando vê que o uso que se faz deles não compensa o valor gastos nem o espaço que eles ocupam!

    Pé direito alto é muito importante mesmo! Frisamos muito isso com os arquitetos no primeiro levantamento de idéias, e se possível colocaremos um pé direito duplo na área social.

    Beijos!

    Curtir

    1. Obrigada amore!!
      Pois é…algumas coisas só compensa comprar depois que já estiver dentro da casa, a gente no momento de ansiedade, e querendo ter a casa pronta logo, com tudo no lugar pra receber a família e os amigos, acabamos metendo os pés pelas mãos e isso nos prejudica depois!
      Sem contar que é bom fazer aos poucos, porque acabamos colocando só aquilo que temos certeza que vai combinar com a casa!! rs
      Nossa o meu sonhooo era um pé direito duplo na sala..mas não rolou $$ :/
      Sua casa com certeza, vai ficar linda!!
      Beijão

      Curtir

  5. Oi, Pri, tudo bem? Adorei esse post, muito útil mesmo e acho que vou consultá-lo muitas vezes durante a minha construção…rs…desculpe a ignorância, mas como é telhado embutido? Minha casa vai ser de telhado escondido, mas com laje, é isso que vc quis dizer ou não? Sou a ansiedade em pessoa e estou louca pra comprar os pendentes da cozinha e lustre da sala de jantar, mas tô pensando bastante com medo de fazer alguma escolha errada…rs…bjs e tudo de bom pra vc.

    Curtir

    1. Oii Tânia!!
      Não é ignorância não, é que alguns falam telhado embutido, outros falam escondido, mas é a mesma coisa sim! rsrs
      Quanto aos seus pendentes querida, se você quer muito e viu que não vai mudar de ideia, então compre agora, pois pode acabar no estoque depois.
      Eu comprei muitos dos meus lustres, por que o meu marido não ia deixar eu comprar pós obra (porque geralmente ficamos sem dinheiro né..kkk)…mas hoje eu esperaria, até porque lustres são apenas complementos, o importante mesmo é ter os spots, painéis de led e plafons!
      Apenas a minha opinião flor!!
      Obrigada viu…
      Tudo de bom para você também!!
      Um beijão

      Curtir

  6. Sério que vc tem tanto problema com o telhado embutido? Não consigo entender… as chapas são grande e, teoricamente, teriam menos pontos suscetíveis a infiltrações. Será que a inclinação está insuficiente? Ou foi só o problema de vedação, mesmo?

    Pri, tem coisa que acho legal escolher depois de estar na casa, com certeza. Decisões tomadas na pressa geralmente não são as melhores possíveis. E eu mesma demorei anos pra deixar a casa como eu queria, porque vivendo aqui a gente ia decidindo como queria aproveitar cada cantinho, vendo como era a nossa rotina.

    O duro é se segurar, porque ao mesmo tempo a gente fica ansiosa demais pra ver tudo pronto!

    Curtir

    1. Olá querida!!
      Então, acho que é serviço mal feito mesmo!! Não era mesmo pra acontecer né! 😦
      Concordo com você, inclusive foi lendo um post seu (acho que aquele que você fala sobre os seus quadros que você mesma fez), você disse que “você levou dois anos para deixar do jeito que você queria”, daí eu me atentei que é por isso, que ando me arrependendo muito com algumas decorações que escolhi aqui para casa (dois papeis de parede, do quarto de visita e o do Hall) eu percebi que não precisava deles. Muitas outras coisas eu vi que não precisava e fiz tudo por impulso e ansiedade. Mas é vivendo e aprendendo não é! rs

      Curtir

  7. Oi Pri, eu como sempre ansiosa por tudo, me chamou atenção neste post foi onde vc diz ter contratado uma arquiteta para projeto luminotécnico….tipo hã????? não entendi, quem projetou sua casa não ofereceu este tipo de serviço? precisa ser um profissional diferente? em qual fase vc precisou definir isto?, bjs e me ajude,rsrsrsr

    Curtir

    1. Olá querida!!
      Então, na verdade o Projeto Arquitetônico só envolve a planta baixa da casa, projeto hidráulico e elétrico (fiação para tomadas, caixa de luz, pontos de instalação para ar condicionado, pontos centrais de iluminação, tipo uma lampada para cada cômodo). Eles dão sim no projeto a iluminação, mas não é nada personalizado, é padrão. Tipo pra ela fazer personalizado ela vai cobrar a mais por isso. É o que eles chamam de Projeto de Interiores!
      Eu precisei definir assim que cobriram o telhado, que é a parte que o eletricista entra para puxar a fiação e já escolher os pontos, mas isso foi nossa experiência, pergunta pra sua Arquiteta o que ela acha disso, qual melhor momento para definir, e até que ponto ela pode personalizar pra você. rsrsrs
      Beijão

      Curtir

      1. Oi, posso opinar? Bom, se a casa tiver laje, precisa definir algumas coisas antes de concretar a cinta de amarração , para o eletricista já deixar a tubulação para a fiação) e outras antes de concretar a laje. Na minha obra estamos na fase da cinta, que é a estrutura de ferragem sobre as paredes para receber a laje, e o eletricista está orientando o pedreiro quanto à tubulação para a parte elétrica.

        Curtir

  8. Ótimas dias!
    Não entendi, o seu telhado foi feito com as telhas escondidas (telhas tipo eternit) e sem laje , direto no gesso.
    Quando o pessoal faz a laje também tem como fazer o gesso rebaixado ou não é necessário?
    Não canso de ver as fotinhas da sua casa! ,

    Curtir

    1. Olá obrigada!!!
      Sim, telha escondida de eternit e manta térmica, sem laje.
      Tem sim como fazer o gesso rebaixado com cobertura de laje, e se não quiser fazer também não precisa, é só passar no concreto a massa acrílica e pintura, que vai ficar bonito do mesmo jeito.
      Só um conselho, o certo é fazer um gesso rebaixado, para ficar mais bonito, e também para fazer iluminação embutida no gesso.
      Espero ter ajudado!!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Beijuu

      Curtir

  9. Pri, amei a suas dicas, perdoe a minha ignorância, mas vc disse q sua casa é de telhado embutido e sem laje. Qual tipo de telha vc colocou? Após colocar a telha vc pôs o gesso? Na casa toda é de telha? Bijus!

    Curtir

    1. Oi querida!
      Ah que fofa, obrigada!
      Então querida, na verdade fechamos um valor cheio com a marcenaria, todo o closet. Não sei quanto custa cada porta pra laquear.
      Mas procure uma marcenaria na sua cidade, e pede um orçamento sem compromisso! Fala que você quer ter uma base.
      Um beijão!!

      Curtir

  10. Olá, estou iniciando a construção da minha casa (“estamos” nas fundações ainda rs) e pretendo me casar em breve e pelo pouco que li aqui no seu blog já sei que ele será meu “guia” pra muita coisa rs. Usarei e abusarei dos seus conhecimentos rs. Obrigada por compartilhar sua experiência fazendo com que tenhamos bons lugares e referências pra auxiliar e ajudar nessa jornada de construções e realizações de sonhos que no meu caso está só começando. E parabéns pelo baby. Beijos.

    Curtir

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s